A Meditação Minuto!

A Meditação Minuto!

Olá, Amigos!

É sempre uma alegria escrever-lhes!

Espero que estejam todos bem!

Nos dias de hoje, quem de nós não está sujeito ao estresse, não é verdade?

O trânsito caótico, as preocupações quotidianas, o edital que não sai, o edital que está para sair, aquela matéria que está engasgada e não conseguimos dominar ainda, problemas de saúde na família, mil contas para pagar, grana curta, etc.

Tudo é motivo para nos deixar ansiosos. 

E o pior de tudo é que esta sensação muitas vezes perdura. Ela nos acompanha ao longo do dia. Por mais que queiramos nos sentir leves, sentimo-nos pesados, como se carregássemos sobre os ombros o peso do mundo inteiro.

Alguém aí de vocês já passou por isso? Arriscaria dizer que sim.

Agora imaginem que, com toda esta situação, vocês ainda precisam sentar-se e estudar, e aprender um milhão de novos conhecimentos, de várias matérias diferentes!

Ora, se já não é fácil assimilar tudo o que um edital de concurso exige, que se dirá se a pessoa estiver mergulhada em preocupações e ansiedade. 

Há mais de meio século, um médico búlgaro, Dr. Giorgi Lozanov, descobriu em suas pesquisas que a melhor condição de aprendizado está relacionada a um estado mental de relaxamento. 

Ou seja, se o concurseiro conseguir relaxar sua mente antes de iniciar a sessão de estudos, aumentará bastante sua capacidade de absorver os conteúdos, de concentrar-se melhor, e de aprender mais, em um tempo mais curto!

Posso lhes dizer, meus amigos, que nos últimos anos, tornei-me um investigador voraz de tudo quanto possa estar relacionado à facilitação do aprendizado. Li inúmeros livros (e continuo lendo), participei de inúmeros cursos (e continuo participando), tudo na intenção de poder ajudar cada vez mais os meus alunos e orientandos.

E aprendi, com todo este trabalho, que as dicas mais eficazes moram, quase sempre, na simplicidade.

Tanto é assim que venho hoje lhes falar sobre a "meditação minuto". Uma dica extremamente simples, mas que pode trazer resultados surpreendentes para vocês todos!

"Mas eu nunca pratiquei meditação, professor? Acho que não levo jeito para isso..."

Calma! Estou falando de algo que, como o próprio nome sugere, só tomará um minuto do seu tempo.

"E como é que funciona?"

Funciona assim: antes de iniciar a sua sessão de estudos, vocês irão sentar-se, apoiando bem os pés no chão, e irão colocar as mãos bem relaxadas de forma simétrica sobre as pernas. Tentem manter a coluna reta, mas não rígida, Ok? As mãos podem estar com as palmas para baixo ou para cima, tanto faz. 

Daí, é só fechar os olhos e, durante 1 minuto, concentrar-se exclusivamente na sua respiração.

Vejam, o tempo desta prática é de apenas 1 minuto! Não queriam fazer mais que isso, pois não há necessidade. 

Durante este minuto, certamente vocês serão invadidos por mil outros pensamentos. Isso é absolutamente normal. O que fazer, então? Basta trazer de volta o foco para a respiração novamente. Quantas vezes forem necessárias. 

Para saber que o minuto acabou, vocês podem usar até um aplicativo qualquer de celular, que vai dar um aviso sonoro ao final dos 60 segundos. Eu gosto de usar o "Training Timer",  que é bastante simples e gratuito. 

Por mais que seja um exercício breve, ao terminar a "meditação minuto", vocês estarão aptos a alcançar níveis bem mais elevados de concentração! E conseguirão aproveitar melhor o tempo de estudos! 

Se vocês unirem esta presente dica da meditação minuto àquela outra que escrevi no artigo "Dica de Concentração", recentemente publicado aqui no Olá, estou certo de que extrairão grande vantagem no seu processo de aprendizado!

Se quiserem conhecer um pouco melhor sobre a meditação minuto, há um vídeo no YouTube, de pouco mais de 5 minutos de duração, que pode ajudar a esclarecer mais alguma coisa. Basta clicar aqui para ver.

É isso, meus amigos!

Espero que façam bom uso destas dicas que estou sempre trazendo para ajudá-los!

E se vocês quiserem contar mais ainda com o meu apoio e com a minha experiência, não deixem de conhecer melhor acerca do Personal e do Coaching de Planejamento, os dois projetos de orientação que ministro aqui no Olá Amigos!

Estamos juntos!

Um forte abraço a todos!

E fiquem com Deus!

Sérgio

olaamigos@gmail.com