A Respeito da ESAF...

A Respeito da ESAF...

Olá, Amigos!

Tudo bem com vocês?

A notícia da vez - e não se fala de outra coisa - é a respeito da ESAF, que deixará de ser a banca responsável pelo próximo concurso da Receita Federal.

De fato, não deixa de ser algo surpreendente, considerando que há mais de 30 anos (ou quase 40) era ela, a ESAF, inexoravelmente, a "elaboradora oficial" das provas da Receita.

"E agora, professor?"

Agora, vamos seguir com nossas vidas em frente, buscando nos adaptar à nova realidade.

A bem da verdade, não se sabe ainda quem vai assumir este concurso. Pode ser qualquer uma. 

"Professor, e tudo o que eu já estudei nesses últimos anos, direcionados para a ESAF?"

Ora, de tudo o que vocês estudaram (bem estudado) e que realmente aprenderam (bem aprendido), nada se perderá! 

Tomando por base o edital ESAF do AFRFB/2014, as disciplinas ali cobradas seguiram basicamente a lista do que costuma ser exigido em editais de outras bancas na área fiscal.

Matérias como Língua Portuguesa, Exatas (Matemática Financeira, Estatística, Raciocínio Lógico), Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Contabilidade Geral, Contabilidade Avançada e Auditoria, só para citar algumas, estão entre aquelas que são praticamente sagradas em qualquer prova de Fiscos estaduais ou municipais.

Ou seja, para quem já está afiado com tudo isso, e já cansou a mão de tanto resolver milhares de questões da ESAF, esse esforço será plenamente aproveitado! O conhecimento teórico é um só. 

E há de se considerar também o fato de que o nível das provas da ESAF sempre foi altíssimo. Não é à toa que várias outras bancas visivelmente buscavam "inspirar-se" nela. Qualquer aluno que estivesse preparado, por exemplo,  para enfrentar uma prova de Contabilidade ou de Direito criada pela ESAF certamente que também já estaria apto a sair-se bem com outras elaboradoras.

"PROFESSOR, POR ONDE É MELHOR ESTUDAR AGORA?"

Os meus cursos básicos são os mais indicados precisamente para vocês aprenderem as Exatas, e se capacitarem para enfrentar qualquer prova, independentemente da elaboradora. São cursos regulares que abordam a teoria completa partindo do zero e abrangem todo o conteúdo exigido nos concursos da Receita Federal!

Só para citar um exemplo, no Curso Básico de Raciocínio Lógico, além de explicar minuciosamente toda a teoria desta disciplina, eu resolvo inúmeras questões, e de forma alternada: uma da ESAF, uma do CESPE, uma da FCC, uma da FGV, uma da VUNESP. E aí recomeça o ciclo. E fiz assim justamente para que vocês tenham uma visão geral de como a matéria é explorada nos mais diversos concursos.

A melhor forma de adquirir os meus cursos básicos é por meio do Pacote Sérgio Carvalho, o qual inclui os meus 5 cursos: Raciocínio Lógico, Matemática, Estatística Descritiva, Estatística Inferencial e Matemática Financeira! Ou seja, o Pacote abrange tudo aquilo que é cobrado nos concursos da Receita Federal e sai muito mais em conta do que comprar os cursos isolados! E o melhor: com essas aulas vocês aprenderão toda a teoria de forma bem detalhada e ainda conhecerão um pouco de cada banca! Cliquem aqui para conhecer o Pacote Sérgio Carvalho!

"Professor, e se eu quiser estudar também outras matérias pelos Cursos Básicos do Olá Amigos? Como faço?"

Neste caso, o mais conveniente é matricular-se no nosso Pacote Aluno Amigo, por meio do qual vocês irão usufruir, além dos meus cursos, de vários outros preparatórios fantásticos, como os cursos básicos de Contabilidade, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Português, entre muitos outros (incluindo um conteúdo especial com minhas palestras sobre motivação e técnicas de estudo)!

Vale muitíssimo a pena, já que a diferença entre este pacote maior (Pacote Aluno Amigo) e aquele primeiro que citei (Pacote Prof. Sérgio Carvalho) é bem pequena.

Assim, para matricular-se no Pacote Aluno Amigo cliquem aqui!

"E sobre o Curso Avançado para AFRFB?"

Trata-se de um Curso voltado para a resolução de questões. Quem já comprou pode continuar estudando por essas aulas, pois o curso abrange 100% do conteúdo exigido no último concurso. Posteriormente, com a definição da banca, atualizaremos o Curso para que o conteúdo seja direcionado para a nova organizadora.

"E quando a nova banca for anunciada, professor?"

Sua missão será direcionar os seus trabalhos para resolver o máximo de questões da nova banca!

No tocante a matérias próprias da prova da Receita, como é o caso da Legislação Tributária Federal e da Legislação Aduaneira, vai ser o jeito continuar trabalhando com questões ESAF, já que não as encontraremos no histórico de nenhuma outra mesa.

Percebam, meus amigos e minhas amigas, que a mudança não deixou ninguém de fora: ela nos atingiu a todos, invariavelmente, de sorte que todos teremos que fazer alguns ajustes nos estudos. 

"Professor, qual você acha que será a próxima banca?"

Enquanto não sair uma notícia oficial, tudo não passará de especulação. Claro que, em se tratando de um concurso desta envergadura, somos levados imediatamente a pensar nas bancas maiores, como CESPE, FCC e FGV. Mas não creio que vamos passar muito tempo mais nesta indefinição. 

E para quem ainda não concluiu o estudo das matérias desta prova, seja de Analista-Tributário ou de Auditor-Fiscal da Receita, a minha dica - enquanto não houver uma definição de quem vai assumir esses concursos - é seguir em frente, com os materiais de estudo que vocês já têm aí na mão. Por que haveriam de mudar agora, se ainda não há nada definido?

Para mim, sinceramente, a futura lista de aprovados para ATRFB e AFRFB não sofrerá alteração nenhuma. 

Estamos juntos!

Um forte abraço a todos!

E fiquem com Deus!

Prof. Sérgio Carvalho

olaamigos@gmail.com