Concurseiro Sazonal

Concurseiro Sazonal

Olá, Amigos!

Tudo bem com vocês?

Chegamos ao último trimestre de 2016. Época sempre perigosa para nós, concurseiros...

"Por que você acha isso, professor?"

Porque é justamente quando se revela a figura do "concurseiro sazonal". Vocês já ouviram falar dele?

O concurseiro sazonal é aquele que só estuda em determinados períodos do ano. Está sempre a parar com os estudos por um tempo, aí recomeça, aí para de novo, aí volta de novo a estudar... Trata-se de alguém que simplesmente não consegue manter uma continuidade nos estudos.

É quase como quem quer emagrecer e vive a começar regimes e a interrompê-los, para depois retomá-los... num ciclo ilusório e sem resultados!

Concurseiros sazonais dificilmente alcançam suas metas. E isso ocorre por uma razão muito simples: o verdadeiro aprendizado não se constrói em um único dia, ou numa semana. Trata-se de um processo! Não há como atingir o objetivo de consolidar o conhecimento necessário à aprovação, se o processo não prosperar, se ele for interrompido. 

Por exemplo, imaginemos alguém que resolve estudar para os concursos da Receita Federal. (Isso vale para qualquer outro, Ok?). Se esta pessoa avançar nos estudos por 6 meses, mas aí interromper e ficar 2 meses sem estudar, adivinhe o que vai acontecer quando ela decidir recomeçar?

"Já esqueceu muita coisa, não é, professor?"

Sim. Na verdade, já esqueceu quase tudo. Pois além de ter passado algo em torno de 60 dias sem avançar em novos conhecimentos, ela deixou de promover as revisões do que já havia aprendido... E esta última parte terá sido, decerto, o seu maior prejuízo!

Ora, meus amigos, as revisões são a alma de qualquer processo de aprendizado! 

Sem que se faça um trabalho sério e sequenciado de revisões, o aprendizado é difícil até para quem não interrompe os estudos, que se dirá para o concurseiro sazonal! A propósito, muitos e muitos concurseiros têm boa vontade e determinação, mas ainda não aprenderam a revisar.

Aproveito e pergunto de forma individual: você sabe fazer revisões? Suas revisões estão funcionando bem? Estão surtindo efeito?

Pergunto isso porque vejo por aí tantos "especialistas" dando dicas estapafúrdias sobre como revisar... (alguns desses "especialistas" nunca fizeram um concurso na vida...) E o pior de tudo: muita gente seguindo essas dicas, por achar que estão vindo de alguém supostamente capacitado para ensiná-las. Uma lástima!

Mas, voltemos ao mês de outubro. Por incrível que pareça, quando ele chega - e acabou de chegar - tem gente que já começa a ter aquela sensação (estranha) de que o ano acabou. Como resultado disso, o sujeito já vai tirando o pé do acelerador. Já vai diminuindo o número de horas de estudo por dia. Já vai diminuindo o número de dias de estudo por semana. Gradativamente, ele vai parando, parando, parando... até que decide deixar tudo para o ano que vem, já que este ano presente ele já deu por encerrado!

Como assim? Ainda estamos em outubro! Meus amigos, outubro é mês de estudo! Novembro, idem! Dezembro, também, pelo menos até certo momento!

É mais que natural que façamos um recesso de boas festas, tomando aí, talvez, a última semana do ano e a primeira do ano seguinte, para celebrar o Natal e o reveillon com a família e os amigos. Também para descansar um pouco e refazer as energias! 

Isso, sim, é algo perfeitamente aceitável. Principalmente se vocês não tiverem uma prova de concurso marcada para janeiro...

O problema todo está em tratar o mês de outubro (ou de novembro, ou o início de dezembro) como já sendo a hora de parar! 

Direi algo aqui que parecerá uma redundância, mas servirá até para ficar mais gravado na memória de vocês: um dia de estudos é um dia de estudos, e um dia perdido de estudos é um dia perdido de estudos! Não importa o mês em que estejamos! 

O concurseiro vencedor sabe disso! Ele não cai na armadilha do estudo sazonal. Ele sabe que o processo de aprendizado exige um esforço contínuo, com direção e planejamento!

Neste mês, lançamos uma promoção que certamente será do interesse de muitos de vocês: o "Outubro Personal". Quem quiser passar a ser orientado pessoalmente por mim, irá matricular-se no Personal, o meu Projeto de coaching para concursos, e ganhará automaticamente dois presentes: 

Primeiro: um ano completo do pacote Aluno Amigo, com todos os nossos cursos básicos; 

Segundo: um dos nossos Cursos Avançados, à sua escolha.

A depender do Curso Avançado que vocês venham a escolher, esta promoção pode representar uma economia de quase mil reais. Durante a nossa primeira conversa do Personal, eu mesmo posso ajudá-los na escolha do melhor curso avançado para cada um. Farei isso com muito prazer.

Uma das maiores riquezas do Personal, meus amigos, além da parte de planejamento que eu faço com meus orientandos, é justamente o fato de que vocês aprenderão a fazer as revisões de uma maneira única e absolutamente produtiva e eficaz. 

Não é à toa que tantos orientandos meus já foram aprovados para os mais diversos cargos! E outros tantos estão em via de alcançar sua vitória! 

Para saber todos os detalhes sobre o Personal, basta clicar aqui!

Se alguém aí de vocês quiser conversar comigo, trocar umas palavras, tirar alguma dúvida sobre o Personal, manda um e-mail para mim, informando o número do "zap" e eu entro em contato na primeira oportunidade, Ok? Meu e-mail pessoal é olaamigos@gmail.com

É isso! Espero que este artigo ajude-os a não ser concurseiros sazonais, mas concurseiros vencedores, sempre!

Estamos juntos!

Um forte abraço a todos!

E fiquem com Deus!

Sérgio

olaamigos@gmail.com

Saiba mais sobre a Promoção Outubro Personal clicando aqui!