Concurseiros Olímpicos!

Concurseiros Olímpicos!

Olá, Amigos!

Tudo bem com vocês?

Antes de mais nada, desejo-lhes uma semana abençoada e muito feliz!

Imaginem um concurso que só acontece de quatro em quatro anos. Um concurso do qual já se sabe que participarão apenas os melhores concurseiros do planeta! O local da prova pode ser muito, muito distante da sua casa. E, de antemão, os candidatos sabem que haverá "bilhões" de pessoas acompanhando, avaliando e criticando o seu desempenho.

Difícil pensar desta forma, não é? Mas é exatamente o que se passa com os atletas olímpicos! 

Os riscos estão por toda a parte. Desde uma medalha de ouro, até uma fratura exposta, tudo pode acontecer. Desde o sorriso da conquista, até as lágrimas da decepção por não ter se saído bem na prova. 

Há algo, porém, que parece inerente a todos os atletas olímpicos, senão à maioria deles: estão radiantes pelo simples fato de fazerem parte dos jogos! Muitos usam as mesmas palavras, durante as entrevistas: "Já é um sonho estar aqui nas Olimpíadas!"

Eles sabem o quanto foi difícil chegar lá! 

E quanto a nós, concurseiros em busca do Serviço Público? Vocês conseguem perceber as semelhanças?

Os atletas que conseguem se classificar para participar das Olimpíadas são aqueles, entre milhares de outros, que atingiram um nível de excelência tal, que os capacita efetivamente a lutar por uma medalha. Assim são aqueles 10% dos concurseiros  inscritos em cada concurso, que de fato têm condições reais de brigar por uma das vagas oferecidas!

Às vezes, é preciso estudar por alguns anos para se chegar neste "nível olímpico"! 

Mas quando alcança este patamar, o concurseiro sabe que sua aprovação tornou-se apenas uma mera questão de tempo! E de pouco tempo! 

Não é fácil classificar-se para as Olimpíadas, assim como também não é fácil chegar aos 10% dos concurseiros de excelência! Em ambos os casos, é preciso esforço, dedicação e um ótimo planejamento! 

Antes de tudo, é preciso acreditar no sonho! 

"E sobre os riscos, professor?"

Estes, amigos, estão por toda a parte! Se formos mergulhar no oceano das perguntas sem resposta acerca dos concursos, não sobrará tempo para mais nada, nem para estudar... 

"E se o edital do meu concurso não sair? E se outros editais vierem antes dele? E se mudarem as disciplinas em relação à última prova? E se vierem poucas vagas? E se não houver vaga para onde eu quero? E se eu me sair muito mal na prova? E se...? E se...?"

O verdadeiro desafio do concurseiro é olhar para a frente, e não para os lados! É conseguir enxergar sua conquista no fim da jornada, sabendo que esta jornada é construída por ele próprio, dia a dia, passo a passo! 

O verdadeiro desafio do concurseiro é manter-se firme na fé, acreditando em Deus e acreditando em si próprio! Acreditando firmemente que todo verdadeiro esforço sempre será, ao final, recompensado! 

O nosso desafio é não desistir. 

Um dia o atleta olímpico cai no chão e se machuca. No outro, conquista uma medalha! Ele sabe que a derrota é circunstancial, e uma oportunidade de aprender mais, de crescer e tornar-se melhor! 

Assim temos que ser também nós! 

Estamos em vantagem - nós, concurseiros - em relação aos atletas olímpicos. Para eles, só há uma medalha de ouro. Para nós, há tantas quantas são as vagas de um concurso! Não importa ser aprovado em primeiro lugar, ou em último: medalha de ouro para todos os que conquistam a aprovação!

E quanto a vocês? Quanto falta para se tornarem medalhistas?

Eu mesmo respondo: falta pouco! Do contrário, não estariam agora lendo este artigo!

O Olá Amigos seguirá aqui, ao lado de cada um, para ajudá-los sempre e mais a conquistar a vitória que tanto almejam!

Parabéns a vocês, meus amigos, concurseiros olímpicos! Para mim, vocês já são todos vencedores!

Estamos juntos!

Um forte abraço a todos!

E fiquem com Deus!

Sérgio

olaamigos@gmail.com