Descubra Seus Pontos Fortes!

Descubra Seus Pontos Fortes!

Olá, Amigos!

Que alegria escrever-lhes! 

Recentemente fui apresentado ao livro "Descubra Seus Pontos Fortes", dos autores Marcus Buckinghan e Donald Clifton, publicado pela Editora Sextante. Recomendaram-me que eu não deixasse de fazer o "teste" que acompanha o livro, e é realizado pela internet, mediante uma senha que acompanha a obra.

Em síntese, os autores nos mostram o quanto nós todos crescemos cercados de pessoas a apontar as nossas fraquezas, falhas e imperfeições, o que acaba nos levando a cultivar os nossos pontos fracos, ao invés dos fortes. 

Com um estudo realizado com mais de dois milhões de pessoas, espalhadas por dezenas de países, os autores conseguiram identificar as áreas da vida em que o ser humano consegue desenvolver melhor seu potencial de crescimento. Eles afirmam que se conseguimos explorar - de forma consciente - estes pontos fortes próprios de cada um, cresceremos pessoal e profissionalmente. E teremos sucesso!

Eu fiz o teste. Estava curioso para descobrir se haveria alguma coincidência entre aquilo que eu conheço de mim mesmo e aquilo que o teste consideraria como sendo os meus "talentos dominantes". 

Vou transcrever a seguir o que o teste considerou ser o meu talento predominante, Ok? Vejam:

"Você vê o potencial dos outros. De fato, muitas vezes potencial é tudo o que você vê. Na sua opinião, nenhum indivíduo está totalmente formado. Ninguém está acabado, completo. Ao contrário, cada indivíduo é um "trabalho em progresso". Cada pessoa é um mundo de possibilidades, e você se sente atraído por elas exatamente por isso. Quando você interage com os outros, sua meta é ajudá-los a experimentar o sucesso. Você procura maneiras de desafiá-los, inventa experiências interessantes que possam levá-los além dos limites e ajudá-los a crescer. E o tempo todo, você está procurando por sinais de crescimento - um novo comportamento aprendido ou modificado, uma pequena melhora numa habilidade, um lampejo de excelência, um "fluir" onde anteriormente havia apenas passos hesitantes. Para você, estes pequenos progressos - alguns invisíveis - são claros sinais de crescimento, de potencial sendo percebido/realizado. Estes sinais de crescimento nos outros são o seu combustível: eles lhe trazem força e satisfação. Com o passar do tempo, muitas pessoas irão procurá-lo para pedir ajuda e encorajamento porque, em algum grau, sabem que a sua assistência é tanto genuína quanto enriquecedora."

A primeira impressão que tive foi a de que esses caras andaram investigando a minha vida... Li e reli este resultado, e confesso-lhes, meus amigos, que além de ficar impressionado, identifiquei-me por completo. É assim que eu sou e é assim que eu sempre fui: um grande incentivador. 

Os outros quatro pontos fortes que o teste apontou para mim também foram todos coincidentes com a minha pessoa. Uma outra passagem do resultado dizia assim:

"Você sabe o que há de especial e distinto em cada pessoa. Ao invés de prestar atenção somente às diferenças entre os indivíduos, você percebe as experiências únicas na vida de cada pessoa. Este talento explica muito do que você faz com e pela vida dos outros. Por ser um observador tão perspicaz dos pontos fortes das outras pessoas, você pode extrair o que há de melhor em cada uma delas."

Não pude deixar de associar tudo isso que li ao Personal, meu projeto de orientação para concursos. Meus orientandos já perceberam este traço meu, de conseguir enxergá-los em sua individualidade. E de fazê-los ver que é possível ser aprovado no concurso que almejam. E este é o passo mais importante para a realização do objetivo final!

No Personal, consigo ler a alma do aluno que está ali à minha frente. Vejo seus sonhos, seus anseios, suas esperanças e angústias. Vejo a quantas andam a sua fé e a sua autoestima. E procuro fazer a melhor orientação que está ao meu alcance, respeitando as particularidades de cada um.

E a cada dia que passa, mais e mais alunos procuram por minha ajuda no Personal, exatamente como previu o resultado do teste: "... Com o passar do tempo, muitas pessoas irão procurá-lo para pedir ajuda e encorajamento porque, em algum grau, sabem que a sua assistência é tanto genuína quanto enriquecedora."

Para conhecer o Personal, basta clicar aqui!

Estamos juntos!

Um forte abraço a todos!

E fiquem com Deus!

Sérgio

olaamigos@gmail.com