Dicas de Motivação!

Dicas de Motivação!

Olá, Amigos!

Que alegria escrever-lhes! Espero que estejam todos bem!

Ninguém é de ferro, não é verdade? 

Percebe-se isso claramente naqueles dias piores, em que o cansaço está acumulado, e já começa a fazer efeito sobre seus pensamentos, enchendo sua cabeça de dúvidas...

"Será que não estou perdendo o meu tempo com esse negócio de concurso?... Podia estar vivendo e sendo muito mais feliz do que estou agora...! Será que está valendo a pena?"

Quase sempre, estes pensamentos também promovem um verdadeiro boicote contra sua autoestima. Vejam:

"Todo mundo passa, menos eu! Todo mundo é mais inteligente e mais capaz do que eu... Tem muita gente boa estudando pra concurso... nunca terei chance!"

Trata-se de um processo de autossabotagem (já falamos disso) inerente ao ser humano, e que se põe ativo sempre que você se depara com um desafio, cujo enfrentamento requer um verdadeiro e extraordinário esforço.

É uma espécie de "proteção", um "mecanismo de defesa" contra todo novo propósito seu que o obrigue a sair do comodismo, e a lutar para conquistá-lo.

Não existe neste mundo um só concurseiro já aprovado que nunca tenha pensado, ao menos uma vez, em desistir dos seus estudos, à época de sua preparação. Simplesmente não existe esta pessoa.

Se você soubesse como somos parecidos - você, que ainda não passou no concurso, e eu, que já passei - ficaria impressionado. Se você pudesse me ver, numa TV de quarenta e duas polegadas, nos meus piores dias, enquanto me preparava pra concurso, certamente iria pensar assim: "Puxa... ele também desanimava... ele também queria jogar tudo pro alto... ele também se achava incapaz... ele também tinha problemas pessoais... também tinha mil motivos para desistir de tudo..."

Nós somos iguais. Não existem super-homens ou super-mulheres. E o que é preciso fazer, então? É preciso combater este inimigo, a quem muitas vezes chamamos de desânimo.

Há diferentes formas de fazer isso. Uma delas consiste em você decretar um feriado particular, e passar dois ou três dias esquecido dos concursos, dedicando esses dias inteiramente ao lazer: uma viagem rápida, uma praia, um cinema, ouvir música, sair com os amigos, namorar bem muito... 

Enfim! O importante é que neste "feriado", você não sinta nenhuma culpa por estar "perdendo esse tempo, enquanto poderia estar estudando". Ok? O objetivo desta folga é exatamente recarregar as baterias.

Outras maneiras de vencer o desalento é por meio de palestras, livros e filmes motivacionais. E como existem boas opções. Vou falar de um livro e de um filme. 

O livro é fininho e barato, mas de conteúdo precioso. Chama-se "Nunca Desista de Seus Sonhos", e possivelmente muitos de vocês já o leram. O autor desta obra é o Dr. Augusto Cury, e o livro é a narrativa sucinta da história real de quatro pessoas que entenderam o significado da palavra superação, e alcançaram seus objetivos. 

Não são histórias de ficção. Um livro bastante motivador.

Quanto ao filme, certamente também muitos de vocês já o viram. Mas para os que ainda não o fizeram, fica aqui a dica: "À Procura da Felicidade", com Will Smith (que ganhou o Oscar de melhor ator pelo papel principal). Conta também uma história verídica de um homem que chegou a ser preso por não ter dinheiro para pagar multas de trânsito... E que, a despeito de todas as circunstâncias desfavoráveis, acreditou que poderia ser um vencedor... 

Lembrei-me agora de outro filme que pode nos inspirar bastante: “Mãos Talentosas”. Outra história verídica, desta vez de um menino muito pobre, que enfrentou as batalhas da vida com coragem e muita fé, e que se tornou um dos médicos mais respeitados do mundo. 

Estes são dois filmes imprescindíveis para nós, concurseiros.

Se estiver no seu tempo, decretem seu "feriado particular". Leiam o livro. Vejam os filmes. Assistam a alguma palestra motivacional. Olhem bem nos olhos do seu filho. Contemplem as estrelas. Comprem um cachorro. Torçam para algum time. Façam qualquer coisa! Só não deixem de acreditar que vocês são capazes!

E estudem! Estudem sempre!

As oportunidades certamente virão! Isso é fato! E vocês precisam estar preparados!

Estamos juntos!

Um forte abraço a todos!

E fiquem com Deus!

Prof. Sérgio Carvalho

olaamigos@gmail.com

Clique aqui e conheça os nossos Projetos de Coaching Para Concursos! São serviços individualizados, totalmente personalizados, desenvolvidos de acordo com as características e necessidades de cada aluno! Conte com a ajuda do Prof. Sérgio Carvalho e garanta a melhor preparação antecipada para o seu concurso!


Conheça também os nossos Pacotes de Cursos Básicos Para Concursos, com as principais matérias normalmente cobradas na maioria dos concursos públicos! São 20 cursos, tais como Português, Raciocínio Lógico, Matemática, Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, entre outros! Ainda fazem parte dos Pacotes: coaching em vídeo e as palestras motivacionais do Prof. Sérgio Carvalho! Clique aqui e confira todos os detalhes!