Freio de Mão

Freio de Mão

Olá, Amigos!

Tudo bem com vocês?

Vejam aí essa história real que venho lhes contar.

Ele chegou a Orlando com a família, e seus planos já estavam todos traçados: a cada dia da viagem, sabia exatamente qual parque da Disney iria visitar e em quais montanhas russas iria se divertir. Cada noite também já estava planejada: os restaurantes, os shoppings, as lojas de eletrônicos etc.

Com tanto planejamento, tudo seria perfeito! Ou quase tudo...

Ainda no aeroporto de chegada, entraram no carro previamente alugado, puseram as malas no bagageiro e ligaram o GPS. Tudo dentro do previsto.

“E agora? Vamos sair?”

“Claro! Deixem-me só tirar o freio de mão... Onde é mesmo que fica esse negócio?...”

E procura daqui, procura de lá...

“Carro que não é nosso tem dessas coisas... Calma, que eu já encontro esse freio de mão...”

Meia hora depois, com a mulher e os filhos deste meu amigo já quase desistindo da viagem, eis que o caçula ajudou a descobrir um pequeno botão (totalmente perdido) na parte de baixo do painel do veículo, responsável por liberar o carro para andar...

E haja comemoração. Graças àquela descoberta, poderiam usufruir do restante da viagem, conforme estava programado.

Ao ouvir esta história verídica, coloquei-me a pensar. Há uma interessante lição de vida por trás deste pequeno episódio. O passeio a Disney é o nosso sonho. É o nosso “passar no concurso”.

Fazemos todos os planos, ajeitamos e programamos tudo. Mas pode existir um freio de mão acionado em nossa vida, a nos impedir de seguir em frente em busca dos nossos ideais.

Conheci um aluno que já estudava para concursos há quase uma década, e jamais fora aprovado. Era aplicado nos estudos e não entendia o porquê daquela situação, então resolveu conversar comigo.

Fiz-lhe algumas perguntas e logo diagnostiquei o problema: ele não tomava nota de absolutamente nada do que lia. Nem sequer sublinhava as passagens mais importantes da leitura. Ele apenas lia, contínua e ininterruptamente, como quem lê um romance. Terminava um livro e começava outro...

E até me mostrou todos os volumes que já havia “estudado”, e não eram poucos. Então, perguntei-lhe por que não fazia nem sequer alguns resumos das passagens mais relevantes de cada assunto, ao que me respondeu que considerava perda de tempo.

Percebi que o rapaz estava na situação mais indesejável: ele nem sequer sabia da existência do freio de mão! Há dez anos tentava sair do canto, e mal conseguia fazê-lo, pois o freio estava acionado.

Pedi que confiasse em mim e que mudasse de tática. Que passasse a estudar com mais demora um pouco. Ensinei-lhe como fazer os resumos, usando palavras-chave, desenhos, cores etc. Ensinei-lhe também algumas técnicas de resolução de questões.

Ele aceitou minhas dicas, e em menos de seis meses estava aprovado em um excelente concurso, que almejava há tempos.

E quanto a nós? Será que estamos conseguindo acelerar e progredir como deveríamos? A figura metafórica do freio de mão pode tomar diversas formas. Pode ser a preguiça, que nos faz procrastinar o esforço que precisa ser feito para sermos aprovados; pode ser a autossabotagem, que nos faz arrumar mil desculpas para não estudar como deveríamos; pode ser uma autoestima prejudicada, que nos empurra sempre para baixo.

Seja qual for o freio de mão que está nos atrasando a vida, ele precisa ser identificado imediatamente. Este é, decerto, o passo mais importante. Ninguém pode querer desativar um freio de mão que não se supõe existir. Uma vez identificada a existência do freio, convém termos coragem de agir para mudar a situação!

Que tal uma paradinha de meia-hora (foi o que a família do meu amigo precisou) para refletir sobre a sua caminhada de concurseiro? Quem sabe conseguirá enxergar um botão escondido...

Passar em concurso não é só ler uma montanha de livros... 

Feliz de quem descobre isso mais cedo.

Estamos juntos!

Um forte abraço a todos!

E fiquem com Deus!

Prof. Sérgio Carvalho

olaamigos@gmail.com

Clique aqui e conheça os nossos Projetos de Coaching Para Concursos! São serviços individualizados, totalmente personalizados, desenvolvidos de acordo com as características e necessidades de cada aluno! Conte com a ajuda do Prof. Sérgio Carvalho e garanta a melhor preparação antecipada para o seu concurso!