PALMEIRAS X FLAMENGO Quem vai assistir?

PALMEIRAS X FLAMENGO Quem vai assistir?

Olá, Amigos!

A partida entre Palmeiras e Flamengo (quarta-feira – 14/09/2016) é apontada por muitos como uma decisão antecipada, haja vista valer a liderança do Campeonato Brasileiro.

Essa partida será assistida por muitos fãs do futebol. Com exceção dos alunos do Olá Amigos!

Os alunos do Olá Amigos não podem assistir a essa partida?

Se tiverem cumprido todo o programa de estudos, até podem assistir a essa partida, mas jamais ela será assistida por eles, pois, aqui, sabemos que a transposição da VOZ ATIVA para a VOZ PASSIVA só é admitida diante de VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS ou BITRANSITIVOS (DIRETO e INDIRETO simultaneamente). Nunca, diante de VERBOS TRANSITIVOS INDIRETOS ou INTRANSITIVOS!


O verbo ASSISTIR…

1) no sentido de MORAR/RESIDIR, será INTRANSITIVO e terá seu sentido ampliado por um ADJUNTO ADVERBIAL DE LUGAR introduzido pela preposição EM. Não se admite VOZ PASSIVA!

Ex.: João assiste em Fortaleza.

2) no sentido de VER/PRESENCIAR, será TRANSITIVO INDIRETO e seu complemento ─ OBJETO INDIRETO ─ será introduzido pela preposição A, não se admitindo a substituição por LHE.

Ex.: Muitos fãs do futebol assistirão a essa partida.

Mesmo que seja agradável aos nossos ouvidos, a construção citada no início deste artigo está ERRADA! Com a acepção em pauta, não se admite a transposição para a VOZ PASSIVA.

Construção errada: Essa partida será assistida por muitos fãs do futebol.

O fato de haver VERBO TRANSITIVO DIRETO capaz de substituir o verbo ASSISTIR, mantendo o sentido, reforça tamanho equívoco. Caso queira, ainda assim, utilizar a VOZ PASSIVA, faça tal substituição, por exemplo, pelo verbo VER: Essa partida será vista por muitos fãs do futebol.

3) no sentido de CABER/PERTENCER, também será TRANSITIVO INDIRETO e seu complemento ─ OBJETO INDIRETO ─ também será introduzido pela preposição A, admitindo-se, porém, a substituição por LHE. Não se esqueça de aplicar, quando necessário, as regras de COLOCAÇÃO PRONOMINAL.

Ex.: Esse é um direito que assiste ao João.

Esse é um direito que lhe assiste.

Pela mesma razão da acepção anterior, também não se admite a transposição para a VOZ PASSIVA.

Esse direito assiste ao João.

Construção errada: João é assistido por esse direito.

4) no sentido de PRESTAR ASSISTÊNCIA/SOCORRER/AJUDAR, será TRANSITIVO DIRETO e seu complemento ─ OBJETO DIRETO ─ poderá ser substituído por O(S)/A(S).

Ex.: O médico assistiu o paciente

O médico assistiu-o.

Com essa acepção, admite-se a transposição para a VOZ PASSIVA.

O paciente foi assistido pelo médico.


ATENÇÃO!

Aqui mora a maior “pegadinha” acerca do verbo ASSISTIR! 

Não basta decorar que o verbo ASSISTIR não admite VOZ PASSIVA!

Como vimos, a depender do sentido empregado, será admissível tal construção.


JÁ CAIU EM PROVA!


1- FGV/2016 – MPE/RJ – Analista Processual (Adaptada)

Em “que vise à promoção de políticas de controle”, emprega-se corretamente a regência do verbo visar, que muda de sentido conforme seja transitivo direto ou transitivo indireto. Ocorre a mesma possibilidade com o verbo assistir.

CERTO (  ) ERRADO (  )

RESPOSTA: O item está CERTO.

Todas as explicações estão contidas no próprio enunciado da questão.


2- CESGRANRIO/2014 – Petrobras – Nível Superior (Adaptada)

Em “os professores devem assistir às crianças, investindo, com isso, em nosso futuro”, a regência da forma verbal em destaque está adequada à norma-padrão da língua.

CERTO (  ) ERRADO (  )

RESPOSTA: O item está ERRADO.

O verbo assistir foi empregado com o sentido de PRESTAR ASSISTÊNCIA/SOCORRER/AJUDAR, sendo, portanto, transitivo direto.

Corrigindo: “os professores devem assistir as crianças, investindo, com isso, em nosso futuro”.


3- CEPERJ/2011 – SEFAZ/RJ – Oficial de Fazenda (Adaptada)

Em “assistimos a um fenômeno fantástico no mundo, das revoluções sem líder”, a omissão da preposição requerida pelo verbo não acarretaria prejuízo sintático-gramatical ao segmento.

CERTO (  ) ERRADO (  )

RESPOSTA: O item está ERRADO.

O verbo assistir foi empregado com o sentido de VER/PRESENCIAR, sendo, portanto, transitivo indireto. Logo, a omissão da preposição requerida pelo verbo acarretaria prejuízo sintático-gramatical ao segmento.


4- FCC/2009 – TRT/3ª Região – Analista Judiciário (Adaptada)

Em “pude assistir a um documentário sobre a atuação dos irmãos Vilas-Boas”, não se admite transposição da forma verbal para a voz passiva.

CERTO (  ) ERRADO (  )

RESPOSTA: O item está CERTO

O verbo assistir foi empregado com o sentido de VER/PRESENCIAR, sendo, portanto, transitivo indireto, caso em que não é admitida a transposição para a voz passiva.


5- ESAF/2006 – CGU – Analista de Finanças e Controle (Adaptada)

Em “o final do século XX assistiu a um processo sem precedentes”, a retirada da preposição a antes de “um processo” preservaria a correção gramatical da oração, mas alteraria o sentido do verbo assistir e, consequentemente, prejudicaria a coerência textual.

CERTO (  ) ERRADO (  )

RESPOSTA: O item está CERTO.

Todas as explicações estão contidas no próprio enunciado da questão.


Por hoje é só, meus Amigos!

Bons estudos!

Até breve!

Abraços!

Elias Junior

jlmeliasjunior@gmail.com

facebook.com/jlmeliasjunior