Pequenas Atitudes, Grandes Mudanças!

Pequenas Atitudes, Grandes Mudanças!

Olá, Amigos!

Tudo bem com vocês?

É sempre uma alegria escrever-lhes!

O livro "O Poder do Hábito", de Charles Duhigg, começa contando a história de Lisa Allen, uma americana que levava uma vida frustrante, mergulhada em vícios e situações que a destruíam há muitos anos, como o cigarro, a bebida, a obesidade, a falta completa de autoestima, a compulsão desenfreada por compras (que a deixava constantemente cercada de dívidas), etc.

Para complicar mais ainda, seu marido a deixou e ela simplesmente não conseguia se firmar em nenhum emprego. Entrou em desespero. Não sabia o que fazer e menos ainda "como fazer" para mudar de vida. 

Foi quando então tomou a firme resolução de modificar apenas um hábito de sua vida: iria largar o cigarro. 

O fato é, meus amigos, que Lisa acertou em cheio! Mesmo sem ter ideia do efeito que esta única mudança de atitude iria provocar em sua vida, ela atingiu exatamente o que os neurocientistas chamam de um "hábito angular". 

E o que é isso, professor?

É um hábito poderoso: ele tem o condão de atingir e provocar mudanças e reprogramações numa série de vários outros hábitos da vida de uma pessoa! 

Em menos de um ano, Lisa era uma mulher transformada: não fumava mais, largou o álcool, passou a fazer atividades físicas regularmente, perdeu quase 30 quilos de peso, recuperou sua autoestima, conquistou um novo emprego e conseguiu estabilizar-se nele. Arranjou até um noivo. 

Tamanha foi a transformação que experimentou em sua vida, que foi convidada para fazer parte de um grupo de estudos científicos formado por médicos neurologistas, psicólogos, geneticistas e sociólogos de uma universidade americana. Este grupo investigava a vida de pessoas que, a exemplo de Lisa, haviam largado hábitos destrutivos, e reconstruído as suas vidas em períodos relativamente curtos.

O que quero dizer com tudo isto é que mudanças de vida substanciais - e para melhor! - podem ser conquistadas por mim e por vocês, às vezes a depender de uma pequena alteração que busquemos fazer em um ponto específico do nosso agir.

O problema é que nem sempre é fácil encontrar este "hábito angular", ou ponto de mudança, que desencadeará uma transformação mais ampla.

A experiência de orientar alunos que se preparam para concurso, e de me aproximar da realidade de vida (emocional, inclusive) de muita gente, me levou a conhecer um pouquinho mais acerca da natureza humana. E me levou também a ler muito, a estudar e a buscar para mim novas formações que pudessem me capacitar, de uma forma ou de outra, a ajudar melhor os meus orientandos.

Em minha formação de Coaching, conheci uma ferramenta muito propagada neste meio, chamada Roda da Vida, da qual estou certo de que muitos de vocês já ouviram falar. É algo simples, porém deveras revelador para quem participa. É um verdadeiro exercício de autodescoberta, que pode muito ajudar alguém a identificar aspectos merecedores de mudanças mais urgentes.

Em 2017, provavelmente a partir de fevereiro, o Olá Amigos vai iniciar um programa de transmissões semanais, ao vivo, em nosso canal do YouTube. Num destes encontros, estou pensando em levar a Roda da Vida para ministrá-la àqueles que tiverem interesse em participar! Vou preparar um encontro bem bacana! 

E já que antecipei a novidade dos encontros ao vivo no YouTube, devo dizer que faremos algo o mais variado possível: teremos aulas de dicas importantes, entrevistas com concurseiros vitoriosos, palestras, técnicas de coaching, etc. Como disse, será um programa semanal. E vai ser muito proveitoso para vocês todos, tenho certeza disso!

Enquanto isso, meus amigos, que tal ir pensando um pouco na vida? Tentando enxergar aquele que pode ser um "hábito angular" no seu cotidiano. Um hábito que pode (e deve) ser transformado - trocado por outro que valha a pena! Quem sabe uma pequena nova atitude possa lhe render grandes mudanças em sua vida? Eu acredito nisto!

Que tal fazer a experiência?

No Personal, eu ensino a todos os meus orientandos um hábito novo de estudo! Algo revolucionário, uma verdadeira mudança de paradigma, que já transformou a vida estudantil de muita gente! Isto é a prova de que hábitos angulares existem de fato!

Aproveito para desejar um belo fim de semana a cada um de vocês!

Estamos juntos!

Um forte abraço a todos!

E fiquem com Deus!

Sérgio

olaamigos@gmail.com