Bahia: inscrições abertas para PM e Bombeiros

Bahia: inscrições abertas para PM e Bombeiros

A Polícia Militar da Bahia (PM/BA) e o Corpo de Bombeiros da Bahia recebem inscrições para o concurso que visa o preenchimento de 2.750 vagas para ingresso no curso de formação de soldado. Desse total de ofertas, 2.000 são destinadas aos postos da PM-BA, sendo 1.819 reservadas aos homens e 181 às mulheres, enquanto que 750 são para os Bombeiros, sendo 672 para os homens e 78 para as mulheres. 

Coaching para concursos? Clique aqui e conheça os Projetos de Coaching do Prof. Sérgio Carvalho! Acompanhamento individual e totalmente personalizado! Prepare-se com quem entende do assunto!

As oportunidades do quadro de praças policiais militares estão distribuídas entre as seguintes cidades: Salvador (526), Juazeiro (214), Feira de Santana (346), Ilhéus (250), vitória da conquista (239), Barreiras (216) e Itaberaba (209). 

Já para o quadro de praças bombeiro militares, as chances estão nos municípios de Salvador (315), Feira de Santana (23), Itabuna (15), Ilhéus (10), Porto Seguro (59), Vitória da Conquista (51), Jequié (10), Juazeiro (23), Itaberaba (30), Paulo Afonso (44), Santo Antônio de Jesus (75), Barreiras (30) e Teixeira de Freitas (65). 

Quem pretende concorrer a uma das vagas do concurso PM/Bombeiros-BA deve possuir certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio ou formação técnica profissionalizante de nível médio, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Os postos ainda exigem idade entre 18 e 30 anos e estatura mínima de 1,55m para as mulheres e 1,60m para os homens. 

Segundo o edital, durante o período de realização do curso de formação de soldado, o candidato matriculado na condição de aluno soldado PM/Bombeiros-BA receberá, a título de bolsa de estudo, o equivalente a um salário mínimo. Após a conclusão com êxito no curso, o aluno passará à condição de soldado e receberá o salário inicial de R$ 2.585,05, já inclusas gratificações. 

As inscrições do concurso PM/Bombeiros-BA estão abertas desde o dia 15 de maio. Interessados deverão preencher a ficha de cadastro no site do IBFC (www.ibfc.org.br), organizador do processo seletivo, até o dia 19 de junho. O valor da taxa é de R$ 70. 

O concurso PM/Bombeiros-BA será constituído de duas etapas: prova objetiva e avaliação discursiva. Com 4h30 de duração, elas serão aplicadas no dia 6 de agosto nas cidades de Salvador, Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras, Itaberaba, Itabuna, Porto Seguro, Jequié, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus e/ou Teixeira de Freitas.

Clique aqui e conheça o nosso Pacote Básico Para Concursos: Português, Informática, Raciocínio Lógico, Matemática e vários outros cursos! Incluindo palestras motivacionais e técnicas de estudo!

A prova objetiva será composta por 80 questões de múltipla escolha, sendo 30 de conhecimentos gerais e 50 de conhecimentos específicos. 

Já a discursiva contará com três temas e o candidato deverá desenvolver apenas um deles, devendo o texto conter entre 20 e 30 linhas. Serão avaliados os seguintes aspectos: pertinência ao tema proposto, argumentação coerente das ideias e informatividade, adequação do uso de articuladores, organização adequada de parágrafos e propriedade vocabular.