Ceará: autorizado o concurso para agente penitenciário

Ceará: autorizado o concurso para agente penitenciário

O concurso de Agente Penitenciário do Ceará – SEJUS está autorizado pelo governador do Estado, Camilo Santana. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 9 de março: “Já autorizei a Secretaria da Justiça criar o edital. A previsão inicial é de mil vagas, mas a Secretária Socorro França quer 1.500 vagas, estou aguardando que a secretaria apresente o edital para um concurso ainda esse ano, mas vão ser pelo menos mil vagas”, disse.

Clique aqui e conheça o Projeto 7 PASSOS PARA VENCER NOS CONCURSOS, uma ferramenta que o ajudará a trilhar um caminho de vitória!

O concurso de Agente Penitenciário do Ceará 2017 já estava previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA). O objetivo, de acordo com a proposta, é garantir o pleno funcionamento da Secretaria da Justiça e Cidadania (SEJUS). Recentemente, o presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindasp/CE), Valdemiro Barbosa, após diversas denúncias e manifestações sobre o baixo efetivo nos presídios e cadeias públicas, também havia confirmado a abertura do Concurso de Agente Penitenciário do Ceará 2017.

Seja em reuniões ou através de matérias jornalísticas no âmbito regional e nacional, o presidente da entidade sempre pontuou o baixo efetivo no Sistema Penitenciário como uma das causas de vários problemas. “Me adiantaram que 1000 serão nomeados após a preparação e 500 serão nomeados em um segundo momento. Ainda não é um número suficiente, visto que sempre pedi concurso para 3 mil novos agentes, mas já é um começo”, declarou Barbosa.

Coaching para concursos? Clique aqui e conheça os Projetos de Coaching do Prof. Sérgio Carvalho! Acompanhamento individual e totalmente personalizado! Prepare-se com quem entende do assunto!

O concurso exigirá nível médio completo e oferecerá oportunidades para ambos os sexos (80% homens e 20% mulheres). O salário do cargo chega a R$ 2.819, por até 40 horas semanais, conforme tabela remuneratória de 2016. A expectativa é que os ganhos subam para este novo certame.

O último concurso foi realizado em 2011, quando contou com 800 vagas (640 homens e 160 mulheres). O certame foi organizadora pela Universidade Estadual do Ceará, cuja missão foi elaborar questões objetivas de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório. As provas contaram com questões de Língua Portuguesa (10), Informática (10), Noções de Direito (10), Noções de Direitos Humanos e Cidadania (10), Conhecimentos Específicos (10) e Legislação Especial (10). Os aprovados na primeira fase foram submetidos a Inspeção de Saúde, Curso de Formação Profissional, Avaliação de Capacidade Física, Avaliação Psicológica e Investigação Social e Funcional.

Clique aqui para conhecer os nossos pacotes de cursos regulares e prepare-se com antecedência para o concurso de agente penitenciário do Estado do Ceará! Português, Matemática, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional, Direito Administrativo e mais 15 cursos!