MAPA prepara concurso com 300 vagas para auditor

MAPA prepara concurso com 300 vagas para auditor

Deve ser realizado ainda no primeiro semestre deste ano um novo concurso para o quadro de pessoal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A previsão é de que sejam abertas 300 vagas para auditor fiscal federal.

Segundo o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), o MAPA já sinalizou a possibilidade de abertura do certame em abril. Apesar disso, a categoria considera o número bem inferior ao necessário diante do crescimento do agronegócio brasileiro. Os dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP), entre 2002 e 2016, mostram que o PIB do agronegócio nacional cresceu cerca de 242%. O problema é que o quadro de auditores se manteve estagnado.

Coaching para concursos? Clique aqui e conheça os Projetos de Coaching do Prof. Sérgio Carvalho! Acompanhamento individual e totalmente personalizado! Prepare-se com quem entende do assunto!

O presidente do Anffa Sindical, Maurício Porto ressaltou o seguinte: "Hoje, o quadro de Auditores Fiscais Federais Agropecuários é de 2,7 mil profissionais na ativa, mas, em 2008, o Ministério da Agricultura chegou a ter 3,4 mil profissionais atuantes. Precisamos de, pelo menos, mais 1,3 mil Auditores para repor as vagas existentes, diante do cenário atual do agronegócio brasileiro”. A situação ainda é mais agravante porque quase 60% dos auditores estão em fase de aposentadoria. 

Em dezembro, o MAPA começou um processo de remoção interna para o cargo de auditor fiscal federal agropecuário em diversas unidades espalhadas pelo país. O programa tem por finalidade atender a interesses dos próprios servidores do ministério para realocação em outras vagas em aberto dentro do órgão e costuma anteceder a realização de novos concursos, que vêm com o intuito de preencher os postos restantes. Portanto, é bem provável que, em breve, o MAPA faça mais movimentações para que possa, futuramente, abrir seleção para tal carreira.

Clique aqui para conhecer os nossos pacotes de cursos regulares e prepare-se com antecedência para o concurso dos seus sonhos! Português, Matemática, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional, Direito Administrativo e mais 15 cursos!

Outra evidência de que há a necessidade de um novo processo seletivo é que um documento do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) apontou que o órgão tem nada menos que 939 postos vagos para a área fiscal, sem contar que ainda existem 1.058 chances não preenchidas para cargos de atividades técnicas da fiscalização agropecuária (com exigência de nível médio).

Vale lembrar também que o último certame teve a sua validade expirada em 2 de julho de 2016 e, desde então, o MAPA não tem como suprir necessidade de pessoal.

Distribuída em algumas funções, a carreira de auditor se destina aos candidatos certificado de ensino superior em determinadas áreas de atuação, desde que emitido pelo Ministério da Educação (MEC). O salário inicial gira em torno de R$ 14.584.