Ministério da Agricultura prepara concurso de auditor

Ministério da Agricultura prepara concurso de auditor

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) começou, neste mês, um processo de remoção interna para o cargo de auditor fiscal federal agropecuário em diversas unidades espalhadas pelo país. O programa tem por finalidade atender a interesses dos próprios servidores do ministério para realocação em outras vagas em aberto dentro do órgão e costuma anteceder a realização de novos concursos, que vêm com o intuito de preencher os postos restantes. Portanto, é bem provável que, em breve, o MAPA faça mais movimentações para que possa, futuramente, abrir seleção para tal carreira.

Um documento do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) apontou, recentemente, a necessidade do novo concurso, evidenciando que o órgão tem nada menos que 939 postos vagos para a área fiscal, sem contar que ainda existem 1.058 chances não preenchidas para cargos de atividades técnicas da fiscalização agropecuária (com exigência de nível médio). Vale lembrar também que o último certame teve a sua validade expirada em 2 de julho de 2016 e, desde então, o MAPA não tem como suprir necessidade de pessoal.

Distribuída em algumas funções, a carreira de auditor se destina aos candidatos certificado de ensino superior em determinadas áreas de atuação, desde que emitido pelo Ministério da Educação (MEC). O salário inicial gira em torno de R$ 15.626.

Em 2014, o MAPA realizou certame com 796 oportunidades em todo o país, exceto Rio de Janeiro. O preenchimento dos postos foi feito na sede, unidades regionais, superintendências/secretarias e no Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro). As carreiras contempladas no concurso foram as de fiscal federal agropecuário e as ligadas a atividades técnicas de fiscalização e ao Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE), com jornada de trabalho de 40 horas semanais. O regime de contratação era o estatutário. Na época, a banca organizadora foi a Consulplan e a triagem ocorreu por meio de exames objetivos e discursivos, além de análise de títulos para alguns postos.

Conheça os nossos pacotes de cursos básicos e prepare-se com antecedência para o concurso dos seus sonhos! Português, Matemática, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional, Direito Administrativo e mais 15 cursos!