Receita Federal: orçamento de 2017 prevê 400 vagas

Receita Federal: orçamento de 2017 prevê 400 vagas

Já consta no Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2017 (PLOA) a previsão de abertura de um novo concurso público para a Receita Federal com 400 vagas em carreiras de nível intermediário e superior. O documento cita realização de concurso para o cargo de Assistente Técnico-Administrativo, de nível médio; e para os cargos de Auditor e Analista, carreiras de nível superior.

Conheça os nossos pacotes de cursos básicos e prepare-se com antecedência para o concurso dos seus sonhos! Português, Matemática, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional, Direito Administrativo e mais 15 cursos!

Atualmente, o quadro da Receita tem 26.727 servidores, sendo 10.178 Auditores, 7.070 Analistas, 6.031 Assistentes Administrativos, 1.486 estagiários e 1.962 funcionários do serviço externo do SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados). De acordo com a própria Receita Federal, o quadro apresenta um grande déficit de pessoal, principalmente para os cargos da carreira de auditoria, na qual estão inseridos os cargos de Auditor Fiscal e Analista Tributário. Visto que nos últimos anos o Planejamento tem autorizado o preenchimento de poucas vagas no órgão, a exigência de servidores da área se torna cada vez mais contundente, já que os profissionais efetivos do quadro já não conseguem suprir a demanda de trabalho da instituição, que desempenha funções de caráter vital para a União, como controle de fronteiras, arrecadação de tributos, entrada e saída de pessoas do país, além de ser responsável, desde o ano de 2007, pelo gerenciamento das Receitas Previdenciárias.

A solicitação inicial era de 1.000 vagas, mas o órgão já acena com a possibilidade de abrir menos oportunidades, já que o Ministério do Planejamento costuma autorizar apenas uma parcela do solicitado. Além de suprir o aumento na demanda de trabalho da Receita, um novo concurso serviria para repor pessoas do quadro de servidores que já estão aposentados ou afastados por problemas de saúde.  A Escola de Administração Fazendária (ESAF) é a responsável por organizar as seleções da Receita Federal do Brasil.

Conheça o Curso de Raciocínio Lógico-Quantitativo para Auditor da Receita Federal (AFRFB) com o Prof. Sérgio Carvalho. Raciocínio Lógico, Matemática, Estatatística e Matemática Financeira em um único pacote.

Conheça o Curso de Raciocínio Lógico-Quantitativo para Analista da Receita Federal (ATRFB) com o Prof. Sérgio Carvalho. Raciocínio Lógico, Matemática, Estatatística e Matemática Financeira em um único pacote.