Receita Federal tem 19.789 postos vagos

Receita Federal tem 19.789 postos vagos

Levantamento feito em abril pelo Ministério do Planejamento aponta que a Receita Federal tem mais postos em aberto do que preenchidos. O quadro do órgão constitui-se de 37.128 vagas. Entretanto, somente 17.339 estão ocupados.

A situação pior é com relação ao cargo de analista-tributário, já que dos 16.679 postos, apenas 7.104 estão preenchidos. No caso da posição de auditor-fiscal há 10.214 chances vagas de um total de 20.449 oportunidades.

O vice-presidente do Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita), Geraldo Seixas, disse que é importante a recomposição dos quadros RFB, principalmente para a função de analista. Seixas comentou que "há uma defesa feita pela administração pela realização de concurso para analista". Ainda de acordo com o vice-presidente, a carência de servidores poderá ser verificada com mais precisão depois que a RFB terminar um processo de modernização, em que será definido um estudo de lotação.

O número de aposentadorias do órgão é grande e, por isso, o Sindireceita não acredita que a falta de concursos poderá durar muito tempo. Fora isso, a defasagem de pessoal traz diversos prejuízos, como a falta de servidores nas fronteiras, o que compromete a fiscalização.

Conheça os nossos pacotes de cursos básicos e prepare-se com antecedência para o concurso da Receita Federal!