A Brasília Amarela!

A Brasília Amarela!

Olá, Amigos!

Tudo bem com vocês?

Coincidência das coincidências, o Raciocínio Lógico nasceu nos concursos no exato ano em que eu me tornei um concurseiro.

Eram os idos de 1996, quando o edital do concurso do Fiscal da Receita – à época chamado de AFTN (Auditor-Fiscal do Tesouro Nacional) – cobrou aquela novidade, que nos pegou a todos de surpresa.  

O que seria aquilo? 

Os coordenadores dos cursinhos presenciais ficaram sem saber muito o que fazer. Recorreram às faculdades de Matemática, à procura de alguém que se dispusesse a ministrar aquelas aulas.

O fato é que não houve tempo suficiente para aprendermos Raciocínio Lógico para aquela prova, e os resultados não foram nada promissores.

“Você fez esse concurso do AFTN/96, professor?”

Quem dera...! Eu faria. Seria minha primeira tentativa de ingressar na Receita. Mas há poucas semanas da prova, adoeci de uma pneumonia que me deixou internado. 

No dia da prova, estava eu lá no hospital, chorando muitas lágrimas pela oportunidade perdida, embora soubesse que ainda não teria chances de ser aprovado, pelo pouquíssimo tempo de estudo que eu somava até ali.

Pois bem! Naquela primeira prova, a banca ESAF desfilou questões de temas variados: estruturas lógicas, associação lógica, diagramas lógicos, verdades e mentiras...

Para vocês perceberem como os tempos eram outros (estamos falando de outro milênio!), vejam aí o nome dos carros que apareceram numa das questões:

Os carros de Artur, Bernardo e Cesar são, não necessariamente nesta ordem, uma Brasília, uma Parati e um Santana. Um dos carros é cinza, um outro é verde, e o outro é azul. O carro de Artur é cinza; o carro de Cesar é o Santana; o carro de Bernardo não é verde e não é a Brasília. As cores da Brasília, da Parati e do Santana são, respectivamente:

a) cinza, verde e azul

b) azul, cinza e verde

c) azul, verde e cinza

d) cinza, azul e verde

e) verde, azul e cinza

Estão vendo? Em 1996, o carro Brasília (que deixara de ser fabricado há uns 15 anos), já era peça de museu... Talvez a ESAF tenha feito uma homenagem aos Mamonas Assassinas, que tinham acabado de sofrer o acidente que os vitimou.

Enfim! Para a época, esta questão podia ser considerada difícil, não por outro motivo, senão pela novidade que ela representava. 

Hoje, passados todos estes anos, o tema associação lógica continua a ser cobrado, concurso após concurso, e com enunciados muito mais rebuscados que aquele de 1996.

Querem um exemplo? Este próximo é do ano de 2018. Vejam:

Samantha, Kaoana, Franciane e Débora têm 26, 32, 36 e 41 anos, não necessariamente nessa ordem. Cada uma delas utiliza meio de transporte distinto das outras para irem aos seus trabalhos, sendo eles motocicleta, carro, bicicleta e ônibus, e trabalha em um bairro distinto de São Paulo, sendo Ipiranga, Pinheiros, Santana e Centro, não necessariamente nas ordens apresentadas. Sabe-se que a de maior idade vai trabalhar de carro e seu local de trabalho não é Pinheiros e, tampouco, Santana; Samantha tem menos idade que Franciane, não vai trabalhar de ônibus e trabalha no Ipiranga; a mais nova delas vai trabalhar em Pinheiros, de motocicleta; Débora não anda de ônibus e é mais velha que Samantha e que Franciane. A alternativa que apresenta uma associação correta dessas pessoas às suas idades, aos seus meios de transporte ou aos bairros em que trabalham é:

a) Samantha tem 36 anos.

b) Franciane tem 32 anos.

c) Débora trabalha em Santana. 

d) Franciane trabalha no Ipiranga.

e) Samantha trabalha de bicicleta.

Daí, vocês me perguntam:

“O que há de comum entre essas duas questões, professor?”

Ora, além de tratarem do mesmo assunto (associação lógica), o que há em comum é que, para resolvê-las, usamos a mesma técnica! 

Esta, meus amigos e minhas amigas, é a beleza do Raciocínio Lógico! Para cada assunto, para cada tipo de questão, existe uma técnica própria para ser utilizada! 

Uma vez que alguém passe a conhecer as variadas técnicas de resolução, o Raciocínio Lógico torna-se um verdadeiro aliado nas provas de concursos! 

É muito comum que meus alunos e minhas alunas, aqueles que aprenderam comigo, passem daí em diante a “gabaritar” as questões de Raciocínio Lógico nas provas que fazem.

E o melhor de tudo: ninguém precisa ser um gênio para obter esses resultados maravilhosos!

De forma alguma! As técnicas que eu ensino para vocês dominarem o Raciocínio Lógico são tão fáceis, que até crianças aprendem.

Vocês estão vendo que tenho publicado pequenos vídeos em nossas redes sociais, vídeos de cerca de dois minutos, com dicas tão simplificadas, que vocês nem acreditam que ali está contida uma técnica de aprendizado! 

E é assim, deste jeito, que eu já perdi a conta de quantos milhares de alunos e alunas deste Brasil já aprenderam comigo o Raciocínio Lógico!

Pra finalizar, quero dizer que tenho me dedicado a estudar a fundo as principais dificuldades que os alunos encontram no estudo do Raciocínio Lógico. Tenho chegado a conclusões bem interessantes, as quais me permitirão ajudá-los ainda mais, atingindo em cheio aquilo que mais dificulta o aprendizado.

Aliás, fiquem à vontade para compartilhar comigo as suas angústias relacionadas ao Raciocínio Lógico.

olaamigos@gmail.com é o meu e-mail pessoal.

Mandem mensagens e contem aquilo que mais causa preocupação.

Se você já tentou estudar Raciocínio Lógico e não obteve sucesso, diga pra mim qual foi a sua maior dificuldade.

Não conseguiu entender a matéria? Comprou um Curso, mas nem chegou a fazer todas as aulas? Faltou planejamento? O que ficou faltando pra você dominar toda a matéria e gabaritar as provas?

Quero saber tudo!

Se você achar mais fácil, clique aqui e simplesmente preencha o formulário de contato. Eu mesmo receberei essas mensagens, ok?

E falaremos mais sobre isso em breve, especialmente quando eu já tiver mais conclusões acerca desses estudos que estou realizando!

Estamos juntos!

Um forte abraço a todos!

E fiquem com Deus!

Prof. Sérgio Carvalho

olaamigos@gmail.com

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