E a Prova da Bahia, Professor?

E a Prova da Bahia, Professor?

Olá, Amigos!

Tudo bem?

E aí, como se saíram na prova da Sefaz/BA?

Esta semana, muita gente me escreveu para falar acerca das questões de Exatas que a FCC colocou neste concurso. Particularmente, para se queixar da matéria de Estatística...

Vamos lá!

Na prova de Conhecimentos Gerais do cargo de Auditor-Fiscal, área de Administração Tributária, a FCC colocou 7 questões de Estatística. Destas, duas apenas foram de Estatística Descritiva, e as demais, de Estatística Inferencial.

Das duas de Descritiva, uma foi a questão mais fácil da prova. Você tomaria os dados brutos fornecidos (10 elementos), e os colocaria em formato de um rol. Daí, iria identificar os valores das medidas de tendência central.

Este era exatamente o ponto para ninguém perder de jeito nenhum!

A outra questão de Descritiva exigia conhecimentos de conceitos e propriedades variadas. Era preciso saber calcular a Média Aritmética, a Variância e o Coeficiente de Variação (CV) de um conjunto, além de conhecer o conceito de Variância Relativa.

Não foi uma questão fácil, absolutamente!

No tocante à parte de Inferencial, a FCC trouxe uma variedade de temas bem interessante: probabilidade (misturada com conjuntos), distribuição Normal, intervalo de confiança para a média aritmética (com uso da Distribuição t-Student), e distribuição binomial (dentro de um enunciado de teste de hipóteses).

Ou seja, só nesta primeira parte da prova, o candidato teria que estar num nível de preparação bastante elevado, para sair-se bem. E teria que ter treinado com antecedência, trabalhando com inúmeras questões destes assuntos todos, a fim de, na hora da prova, ter desenvoltura e não perder muito tempo!

Embora os assuntos das questões de Inferencial fossem bastante variados, as resoluções em si não eram lá tão complexas ou demoradas assim. Isso vale, por exemplo, para o enunciado da distribuição normal, do teste de hipótese e do intervalo de confiança.

Entendam bem o que estou querendo dizer: só conseguiria conquistar estes pontos quem estivesse realmente em dia com os estudos, lembrando-se de todas as fórmulas, conceitos e raciocínios exigidos. E como é praxe, muita gente deixa as disciplinas exatas em segundo plano nos estudos.

Por que fazemos isso, professor?

Por uma razão bem simples: nós, seres humanos, damos preferência sempre às atividades que nosso cérebro julga mais prazerosas. E estudar Exatas nem sempre é interpretado como tal...

Enfim!

Já no bloco dos conhecimentos específicos, a FCC cobrou nada menos que 15 questões de Exatas, mesclando matemática, raciocínio lógico e mais estatística. Daí, vieram na prova temas como funções, inequações, razão, divisão em partes proporcionais, regra de três composta, conjuntos, equivalência lógica, associação lógica.

E mais uma vez, a FCC mesclou novamente questões de Estatística Descritiva e Inferencial, com medidas de tendência central (para uma distribuição de frequências), probabilidade, distribuição de Poisson e teste de hipótese. 

Em suma, meus amigos e minhas amigas, o que vimos em relação às disciplinas Exatas, neste concurso do ICMS/Bahia, foi a FCC em sua melhor forma! Traduzindo: uma banca exigente, tanto de conhecimentos, quanto de velocidade de resolução. 

Alguém pode perguntar assim: “todas as questões de Exatas foram difíceis, professor?

E a resposta é negativa! Algumas foram questões mais simples. Disse e repito: algumas delas tinham a resolução até relativamente rápida, para quem estava muito bem treinado, obviamente! Arrisco dizer que, das 22 questões de Exatas cobradas, metade delas teve nível de dificuldade intermediário. E a outra metade se mostrou mais exigente. 

“Mas dava para acertar alguma coisa desta metade difícil, professor?”

Sem dúvidas que sim! Algumas dessas nem eram tão demoradas... mas exigentes em termos de conhecimento.

Aqui no Olá, meus próximos passos já estão definidos, e estão todos eles direcionados à disciplina de Estatística! Gravarei o novo curso básico de Estatística Inferencial, e um novo curso avançado de Estatística CESPE.

Já estou concluindo o material para dar início às gravações. 

Enquanto estes novos cursos não ficam prontos, recomendo muitíssimo, meus amigos e minhas amigas, que vocês comecem (ou recomecem) a sua preparação em Exatas, comigo aqui no Olá! 

Uma sequência bem indicada para vocês é a seguinte:

1) Curso Básico de Matemática Básica;

2) Curso Básico de Matemática Financeira;

3) Curso Básico de Estatística Descritiva;

4) Curso Básico de Raciocínio Lógico

Só aí já estamos falando em aproximadamente cem horas de aulas, com todos os assuntos explicados minuciosamente (cursos regulares com teoria partindo do zero), e centenas de questões resolvidas! 

Vale lembrar que a melhor forma de adquirir esses meus cursos é fazendo a assinatura do Pacote Sérgio Carvalho: sai muito mais em conta e a assinatura dá acesso ilimitado a todos os meus cursos básicos de exatas (cliquem aqui para conhecer)!

Muito em breve, vocês acrescentarão a estes acima o novíssimo Curso Básico de Estatística Inferencial, como lhes disse.

A dica de ouro é esta: antecipem os estudos! Uma quantidade oceânica de assuntos como esta não pode ser negligenciada, e menos ainda procrastinada!

Bons concursos estão a caminho de nós neste momento!

Vamos nos preparar para recebê-los como se deve!

Estamos juntos!

Um forte abraço a todos!

E fiquem com Deus!

Prof. Sérgio Carvalho

olaamigos@gmail.com

Conheça o Personal Para Concursos, o Projeto de mentoria do Prof. Sérgio Carvalho! Trata-se de uma orientação individual e totalmente personalizada! Tudo desenvolvido de acordo com as características e necessidades de cada aluno! Clique aqui para ver o vídeo de apresentação e conheça todos os detalhes!