Prova de Manaus - Parte 2

Prova de Manaus - Parte 2

Olá, Amigos!

Tudo bem?

Conforme prometido, concluí a análise das cinco questões de Estatística que a FCC cobrou na prova do Fiscal de Manaus!

Uma prova intermediária. Eu diria que bem balanceada!

Para ninguém zerar, a primeira questão tratava do famoso "erro tipo 1" no Teste de Hipóteses! Nem uma conta sequer era exigida do candidato. Foi esta a mais fácil e de resolução mais rápida.

A próxima questão trazia uma distribuição de frequências, cuja coluna da frequência absoluta simples (fi) vinha ainda incompleta, como é praxe na FCC, e o enunciado pedia o cálculo da Moda, pela relação de Pearson, ou seja, pela fórmula "Moda = 3.Mediana - 2.Média". Assim, era necessário o cálculo da Média e da Mediana desta distribuição. Apesar de ser uma questão um pouco demorada, não trazia nada de realmente extraordinário!

A terceira questão foi de Probabilidade. Uma das boas! Era preciso estar em dia com o assunto para chegar à resposta certa. Mas dava para fazer isso, apenas lembrando-se do conceito de probabilidade, ou seja, da fração "resultados favoráveis / resultados possíveis"!

A penúltima questão era de Distribuição Normal de Probabilidade. E embora não fosse assim tão de graça, não se pode dizer, absolutamente, que era das mais difíceis. Com o conhecimento básico do assunto, dava para garantir mais este ponto na prova!

O destaque realmente ficou por conta da quinta e última questão, a qual contemplou um assunto praticamente inédito nos programas da área fiscal: séries temporais. Trata-se de um tema que, via de regra, só era cobrado em provas específicas para vagas de estatísticos. Por conta desta novidade, creio que poucos candidatos (bem poucos mesmo!) vão ganhar este ponto de forma consciente. 

Assim, meus amigos e minhas amigas, eu diria que 3 acertos nesta prova de Estatística representariam um bom resultado. Mas quem aprendeu comigo aqui no Olá estava em condições de garantir os 4 pontos! 

Somando-se a estes os outros 5 pontos de Matemática e Raciocínio Lógico, chegamos ao percentual de 90% das questões de Exatas da prova de Manaus, que vocês, nossos alunos, estavam aptos a acertar! 

É assim, meus amigos e minhas amigas, que funciona a área fiscal. O edital cai de paraquedas, bem na nossa frente, quando menos esperamos! Só vai para a prova em condições de concorrer às vagas quem de fato antecipa os seus estudos e segue firme, sem esmorecer e nem desanimar!

O fiscal de Manaus já passou. Mas outros tantos estão prometidos para um futuro breve! 

"Quando, professor?"

Esta não é a pergunta certa...! Melhor seria questionar: "será que quando sair o edital que eu almejo, eu estarei preparado para enfrentá-lo?

Eis a questão! 

Espero que tenham se saído bem neste concurso!

Estamos juntos!

Um forte abraço a todos!

E fiquem com Deus!

Prof. Sérgio Carvalho

olaamigos@gmail.com

Conheça o Personal Para Concursos, o Projeto de mentoria do Prof. Sérgio Carvalho! Trata-se de uma orientação individual e totalmente personalizada! Tudo desenvolvido de acordo com as características e necessidades de cada aluno! Clique aqui para ver o vídeo de apresentação e conheça todos os detalhes!