Roteiro completo para a Receita Federal 2021

Roteiro completo para a Receita Federal 2021

Olá, Amigos!

Tudo bem?

Embora não tenhamos, ainda, notícias oficiais sobre o próximo concurso da Receita Federal, há algumas certezas.

A primeira delas é que a carência de pessoal no órgão é enorme. Um levantamento feito no último mês de julho mostra um déficit de 22.715 servidores (são 12.203 cargos vagos de Auditor e 10.512 cargos vagos de Analista).

Essa enorme necessidade de pessoal leva, invariavelmente, a uma outra certeza: um novo concurso precisa ser realizado. Sem o ingresso de novos servidores, e com as vacâncias crescendo a cada dia, as Delegacias e Agências da Receita Federal tendem a entrar em colapso.

Enfim, para quem pretende ingressar na Receita Federal, a grande certeza mesmo é que a preparação para esse concurso precisa ser bem antecipada. Não dá pra esperar o edital ser publicado. É preciso agir. Foi isso que fez toda a diferença quando eu fui aprovado para o cargo de Auditor da Receita: preparação pré-edital.

Esta é, portanto, a finalidade deste artigo.

Vou mostrar todo o caminho das pedras para que você domine completamente as matérias exatas para os cargos de Auditor e Analista. Com esse roteiro, você terá totais condições de fazer a melhor preparação antecipada possível, o que certamente lhe proporcionará pontos valiosíssimos na próxima prova.

E tem um detalhe: seguindo esse roteiro, você estará se preparando não só para a Receita Federal, mas também para todos os demais concursos da área fiscal (ISS e ICMS).

Então vamos lá!

>> AUDITOR-FISCAL DA RECEITA FEDERAL

Já sabemos que a ESAF não será a banca organizadora do próximo concurso da Receita Federal. Todavia, é pelo último edital que devemos nos orientar.

Quanto às exatas, a verdade é que os editais da Receita sempre cobram praticamente tudo, e certamente continuarão cobrando, seja qual for a banca.

O chamado Raciocínio Lógico-Quantitativo abrange todas as matérias exatas: Raciocínio Lógico, Matemática (fundamental e do ensino médio), Estatística Descritiva (Estatística Básica), Estatística Inferencial (Estatística Avançada) e Matemática Financeira.

Mas e aí? O que fazer? Por onde começar?

> Cursos Regulares

Se você está iniciando os estudos, eu recomendo os meus cursos regulares. São cursos que abordam a teoria completa partindo do zero e vão lhe proporcionar toda a base de conhecimento necessária para dominar completamente as exatas. Sem essa base bem consolidada, fica difícil desenvolver uma preparação de qualidade.

Aqui, no Olá Amigos, você encontrará um curso regular para cada matéria. Vou listar os cursos na sequência de estudos que eu recomendo (se você clicar no título do curso, abrirá a sua página com todos os detalhes).

1) Raciocínio Lógico

2) Matemática

3) Matemática Financeira

4) Estatística Descritiva

5) Estatística Inferencial

Aqui vai uma dica de ouro: a melhor forma (mais em conta) de adquirir os meus cursos regulares é por meio da Assinatura do Pacote Sérgio Carvalho. Essa assinatura dá acesso aos meus 5 cursos regulares, além de 2 bônus muito interessantes. Para quem se prepara para a Receita Federal, e portanto precisa estudar todas essas matérias, o Pacote Sérgio Carvalho é a melhor opção. Ao todo, os 5 cursos do Pacote reúnem mais de 130 horas de aulas com toda a teoria partindo do zero e mais de 600 questões resolvidas. Você pode clicar aqui para conhecer as Assinaturas.

> Cursos Avançados

Com o alicerce bem forte, é hora de partir para os cursos de questões. Para isso, eu ofereço os cursos avançados, os quais são focados em bancas específicas, de forma que você possa conhecer todas as características e particularidades de cada organizadora, além de aprofundar os estudos em todas as matérias.

Como ainda não sabemos qual será a banca do próximo concurso da Receita Federal, o mais indicado é estudar por questões das principais organizadoras. Eu recomendo: Cespe/Cebraspe e Fundação Carlos Chagas (FCC). Ao fazer isso, você estará se preparando não só para a Receita Federal, mas para os mais diversos concursos que cobram essas matérias, especialmente os demais concursos fiscais.

Aqui, sem dúvidas, a melhor opção é o Curso Exatas Receita Federal e Área Fiscal 2021.

Nesse Curso, você encontrará todas as matérias exatas que que eu citei acima: Raciocínio Lógico, Matemática, Estatística Descritiva, Estatística Inferencial e Matemática Financeira. São mais de 200 horas de aulas e mais de 1.200 questões resolvidas com foco nas principais bancas organizadoras de concursos fiscais (especialmente FCC e Cespe). E entre essas questões você ainda encontra as provas passadas da Receita Federal.

Ou seja, trata-se do melhor e mais completo Curso de Exatas para a Receita Federal e demais concursos da área fiscal.

Além de tudo isso, vale registrar que o Curso está em constante atualização. Estou sempre gravando novas aulas para incluir as questões mais recentes dessas principais bancas.

Com essa combinação: cursos regulares + cursos avançados, você tem tudo o que precisa para dominar completamente as matérias exatas e enfrentar qualquer banca organizadora.

>> ANALISTA-TRIBUTÁRIO DA RECEITA FEDERAL

Aqui o roteiro é praticamente o mesmo do cargo de Auditor.

A grande diferença, considerando os últimos concursos, é que para o cargo de Analista a Estatística Inferencial não era cobrada. Quanto às demais matérias, o conteúdo é o mesmo.

Portanto, se você estuda apenas para Analista da Receita Federal e quer se preparar exatamente de acordo com o último edital, basta seguir o roteiro acima e retirar a parte de Estatística Inferencial.

Porém, vale uma ressalva.

Eu sinceramente penso que há uma enorme tendência de inclusão da Estatística Inferencial no próximo concurso de Analista, pois isso tem acontecido em muitos concursos que antes não cobravam essa disciplina. É só pegar, por exemplo, os últimos grandes editais da área policial, como Polícia Federal, PCDF e PCPA, que você vai ver a exigência da Estatística Inferencial.

Ou seja, é extremamente recomendável considerar o estudo da Inferencial, mesmo se o seu foco é exclusivamente o cargo de Analista.

Enfim, é isso!

Se você deseja realmente ingressar na Receita Federal, antecipe-se!

E faça o possível para dominar as exatas. Afinal, com os concursos cada vez mais concorridos, cada ponto faz muita diferença no resultado final. E os pontos que você conquistar nas exatas, acredite, vão fazer muita diferença, especialmente considerando que a maioria dos candidatos tem muita dificuldade nessas matérias.

Estamos juntos!

Um forte abraço!

E fique com Deus!

Prof. Sérgio Carvalho

atendimento@olaamigos.com.br