Zico? Que Zico?

Zico? Que Zico?

Olá, Amigos!

Tudo bem?

Estava eu ministrando uma aula presencial de Raciocínio Lógico semana passada, e na explicação acerca da estrutura condicional, coloquei no quadro o seguinte exemplo:

“Se Pelé foi jogador de futebol, então Zico foi jogador de tênis”.

Foi então quando várias pessoas da sala começaram a me perguntar quem era esse tal de Zico! Confesso, meus amigos e minhas amigas, que naquele instante fiquei me sentindo um verdadeiro dinossauro...

“Não é possível, gente! Vocês não sabem quem é o Zico? Não se lembram da Copa do Mundo de 1982?”

Aí me dei conta de que eram concurseiros neófitos. Quase todos na casa dos 18 anos ou pouco mais que isso. Concurseiros do novo milênio! Para não complicar o entendimento dos alunos, troquei Zico por Neymar, e aí ficou tudo tranquilo.

Quando cheguei em casa, sentei no sofá da varanda, respirei fundo e fui ao encontro de lembranças remotas, de quando ingressei a primeira vez em sala de aula, na condição de aluno, numa turma preparatória para concursos.

Lembrei que logo no segundo dia do curso, paguei um mico daqueles! Fiz uma pergunta ao professor de Direito Constitucional, e ele reparou que a minha Constituição Federal estava desatualizada, pois trazia o texto original de 1988, e já estávamos em 1996...

Não me lembro de quais foram as exatas palavras do professor, mas ele aproveitou que era muito espirituoso, e tirou uma piada comigo ali mesmo, e a turma toda caiu na risada!

Eu tive que rir junto, não é? Que remédio?

Foi também naquela mesma turma que ouvi o professor de Contabilidade dizer uma frase que jamais esqueci. Ele acabara de resolver uma questão gigantesca na lousa. Uma questão daquelas...! Ninguém havia entendido nada.

Ele percebeu que estávamos todos meio letárgicos, olhando para a lousa em completa apatia. Então parou a aula, escorou-se na mesa, colocou a mão no queixo e pôs um olhar perdido no horizonte, como quem estivesse prestes a proferir alguma máxima filosófica...

E não é que disse mesmo? Ele falou:

“Da sétima vez que vocês resolverem esta questão, vai parecer muito fácil”.

Bons tempos aqueles! De lá para cá, muita coisa mudou! Hoje em dia, é fácil encontrar “especialistas” em concursos públicos, asseverando que é preciso renovar a maneira de estudar para concursos.

Tenho dedicado boa parte do meu tempo ao trabalho de analisar melhor essas palavras, e criei uma ideia muito bacana de como trazer esta inovação à vida dos meus alunos e alunas.

"Do que se trata, professor?"

Vocês todos saberão em breve. Mas já posso adiantar que esta novidade é uma maneira interessantíssima de evoluir no conhecimento, passo a passo, de forma gradual e consistente, e na qual vocês não se sentirão sozinhos, mas acompanhados por mim de um modo muito especial!

Daí, vocês vão poder até se esquecer de quem foi o Zico, mas estou certo de que jamais esquecerão de um tal de professor Sérgio Carvalho, que abraçou a missão de ajudá-los a vencer na batalha dos concursos!

Estamos juntos!

Um forte abraço a todos!

E fiquem com Deus!

Prof. Sérgio Carvalho

olaamigos@gmail.com


>> Tem dificuldade em Raciocínio Lógico e Matemática? Então conheça o Pacote Sérgio Carvalho: Raciocínio Lógico, Matemática, Estatística e Matemática Financeira com teoria completa partindo do zero! Clique aqui e conheça a assinatura ilimitada!